terça-feira, 8 de dezembro de 2015

COMUNICAÇÃO INCLUSIVA

Comunicação




Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".



Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.




Historicamente, o ser humano tem o costume de segregar tudo aquilo que não é igual, fato importante na formação de nossas sociedades, desta forma, é muito natural que que qualquer pessoa que apresente alguma deficiência seja vista não só como diferente, como também como incapaz.




Recentemente eu levei a minha esposa ao Hospital São Luiz, ela estava com um dedo fraturado, eu cheguei ao hospital dirigindo o meu carro adaptado, solicitei uma cadeira de rodas e o profissional que me recebeu, que me auxiliou a descer do carro e a me sentar na cadeira, quando me conduzia ao interior do hospital, se dirigiu a minha esposa em voz baixa perguntando o que eu tinha.

Ele obviamente acreditava que a minha deficiência física era um fator impeditivo de comunicação e infelizmente o mundo é assim mesmo, eu fui atleta, sou formado em engenharia de produção, pós-graduado, com experiência internacional, fui executivo de uma grande multinacional, tomei decisões que envolveram milhões de dólares, mas, quando me reúno com amigos de décadas, eles evitam falar ne negócios ou política comigo.

É necessário que nós nos lembremos que nem sempre uma deficiência nos incapacita, somente para ilustrar, lembremos de alguns deficientes que causam inveja:


Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, é desconhecida a exata natureza de seu mal, mas, algumas de suas mais belas obras foram concluídas após a deficiência adquirida.

Andrea Bocelli - nasceu com glaucoma congênito que o deixou parcialmente cego. Com doze anos, durante uma partida de futebol levou um golpe na cabeça que fez com que sua cegueira se tornasse total.

Ludwig van Beethoven - aos 26 anos de idade, sofreu a congestão dos centros auditivos internos que mais tarde o deixou surdo, mas, continuou sua obra até sua morte aos 56 anos.

Franklin Delano Roosevelt – foi o 32.° presidente dos Estados Unidos, cumpriu quatro mandatos, contraiu poliomielite em 1921 aos 39 anos, enfrentou a grande depressão de 1929 e a segunda guerra mundial no comando do país.

Albert Einstein – comumente sua imagem é associada a síndrome de Asperger, Einstein costumava se autodenominar um homem de sorte, pois, acreditava que um atraso no entender das coisas o fez pensar em “tempo” e “espaço”, muito mais tarde do que as pessoas normais e quando ele o fez, já tinha base matemática suficiente para entende-los.

Stephen William Hawking – físico teórico e cosmólogo, o britânico foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em 1985, aos 21 anos, é um dos mais consagrados cientistas da atualidade.

Hoje a importância de eu me comunicar é passar a quem tem deficiência, a mensagem de que a vida continua e de aumentar a sua autoestima e divulgar-lhes os seus direitos o que faço através do meu blog:
Outra forma que eu encontrei de me comunicar, foi escrevendo. Para quem adquire uma deficiência a vida passa a parecer muito mais cruel, você perde sua fonte de receita, perde o poder de cumprir os seus compromissos financeiros, perde o controle sobre o seu próprio corpo, passa a depender dos outros para muitas coisas.
O pior da deficiência é passar a maior parte do tempo na solidão, você se acostuma com a sua impotência física e econômica, se acostuma a viver com uma aposentadoria irrisória, que os políticos que ganham e gastam milhões acham justa, mas, dificilmente se acostuma em ser improdutivo.
Eu resolvi aproveitar as minhas horas de solidão, para escrever, uma terapia, uma forma de me sentir produtivo e uma possibilidade de receita.
A minha primeira obra deveria ser “o diário de um vencedor”, que conta a história da minha vida, minhas lutas, minhas vitórias e derrotas até os dias atuais, quando apesar da minha deficiência física e da minha limitação econômica, eu finalmente encontrei a felicidade.
Infelizmente, um problema em meu computador, fez com que eu perdesse esta obra que já estava 75% completa e eu tive que voltar a redigi-la, espero estar publicando ela antes do meio do ano de 2016.
Enquanto eu esperava que algum técnico conseguisse recuperar os meus escritos no velho HD de meu computador, eu acompanhava as notícias na televisão, onde a intolerância e o preconceito imperam os noticiários mundiais, sentindo na “pele” o preconceito por ter me tornado deficiente, nasceu a ideia de escrever sobre o preconceito.
O brasileiro se diz um povo não preconceituoso, mas, a prática mostra uma realidade bem diferente, no mercado de trabalho, mulheres e negros ainda recebem salários menores para executarem as mesmas funções que homens brancos, homossexuais encontram dificuldades em encontrarem oportunidades e para deficientes só existem oportunidades em cargos inferiores. Nos grupos domésticos da sociedade, escolas, clubes, bares, famílias, não é diferente, a religião e a ideologia das pessoas também são julgadas.
Como tocar em um assunto tão emblemático como o preconceito?
Com o sexo, por que o sexo? Porque o sexo é uma experiência comum a todos os humanos e como temos o costume de segregar tudo aquilo que não é igual, todos procuramos evitar comentários sobre as nossas experiências, pois, é um assunto delicado e a exposição de uma ideia, pode levar a maioria do nosso grupo a nos ver com outros olhos e talvez nos segregar.
Eu aproveitei alguns rascunhos e sobre eles escrevi uma história fictícia, com uma linguagem direta, por vezes inocente, por vezes hilária e por vezes explicita visando trazer à tona, todos os preconceitos e dúvidas que envolvem o tema “sexo”, bem como demonstrar que a prática de sexo, desta ou daquela forma, não implica em um desvio de moral, desde que nas questões que envolvam outras pessoas, os seus atos sejam impecáveis. Imoral é roubar, mentir, se corromper, prejudicar aos outros em seu benefício, etc., o que você faz na cama, com a sua parceira interessa somente a você e a ela.
Os fatos narrados nas partes explicitas, são resultado de anos de pesquisas em diversos círculos sócio culturais, foram utilizados aqueles que apareceram, pois, considerando a frequência com que apareceram, ou realmente aconteceram, ou são de um forte desejo de que acontecessem.
O livro foi escrito de forma a colocar o leitor no lugar narrador e viver suas escolhas, seus medos e seus preconceitos para consigo mesmo.
Eu venho de uma família tradicional, moralista, religiosa, onde era inadmissível se pronunciar um único palavrão, onde meu pai faleceu aos 63 anos, sem nunca ter falado comigo nada sobre sexo, e desta forma, muitas vezes foi muito difícil escrevê-lo.
Desta forma nasceu a obra “Um homem, uma mulher e todas as cores do sexo”, sob o meu pseudônimo artístico de A. R. Holliday.



A obra foi publicada pela AGBOOK e só pode ser adquiria pela internet, no link abaixo:

https://agbook.com.br/book/203360--As_Cores_do_Sexo

Agradeço a todos que a adquirirem e a divulgarem, esperando de coração que seja uma leitura agradável e que some alguma coisa a suas vidas.
A comunicação como inclusão na pedagogia
Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

Pessoas com deficiência, em nada diferem das demais, apenas apresentam mais dificuldades em setores onde a sua deficiência se faz presente e quando esta deficiência é de nascença, a comunicação poderá ser uma primeira barreira a ser quebrada, para a sua inclusão na sociedade.

Existem diferentes tipos de deficiências e consequentemente diferentes tipos de comunicação:

Alfabeto Braille



LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais)




Prancha de comunicação





O importante é se comunicar e nós somos humanos, se comunicar foi muito mais fundamental aos humanos do que a qualquer outra espécie que já pisou na superfície deste planeta, foi se comunicando que criamos nossas sociedades, fui se comunicando que quebramos o átomo, foi comunicando que chegamos a Lua e com certeza será se comunicando que venceremos a intolerância, será se comunicando que venceremos o preconceito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário