terça-feira, 23 de maio de 2017

UTILIZANDO OS SEUS DIREITOS - II

No Brasil é muito difícil se conseguir uma simples fisioterapia, se o seu problema for de ordem neurológica, quase nenhuma clínica de fisioterapia particular, se prontifica ao atendimento de fisioterapia neurológica.

O meu neurologista disse que fisioterapia seria fundamental no meu caso, não para que eu me recuperasse, mas, para que eu fizesse a manutenção do meu estado de saúde, também disse que eu necessitava de uma cadeira de rodas, pois, eu vinha sofrendo sucessivas quedas, já que sou capaz de dar poucos passos e tenho que estar apoiado para fazê-lo e apoiado do lado esquerdo já que não tenho força no lado direito do corpo.

O problema era que como eu disse inicialmente, fisioterapia neurológica era quase impossível de se conseguir e a cadeira de rodas mecânica pouco me servia, pois, sem força no lado direito do corpo, eu não conseguiria impulsioná-la, eu necessitava de uma cadeira motorizada.

Com a portaria 116 da Secretaria da Saúde em mãos, eu parti em busca do que eu necessitava, confesso que com total descrença e empurrado por minha esposa.

Para que você possa fazer uso de seus direitos, você precisa se dirigir a uma unidade básica de saúde (UBS), aqui na cidade de São Paulo, você pode consultar o site da prefeitura http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ e pelo seu CEP, localizar a UBS mais próxima de sua residência. No meu caso, a UBS do Parque Araribá, na rua Francisco Soares, nº 81, foi a que me acolheu.



Eu estive na UBS por quatro vezes:

Na primeira para me cadastrar na UBS e agendar uma consulta com um clínico geral da unidade, como eu informei que já tinha o diagnóstico de esclerose múltipla, me solicitaram que quando fosse agendada a consulta, eu deveria comparecer munido de todos os exames e laudos que eu tinha.

Na segunda eu fui atendido por uma clínica geral, apresentei todos os meus exames, ressonância magnética, punção lombar, eletromiografia e o laudo conclusivo do meu médico, além do receituário com a necessidade da cadeira de rodas e da fisioterapia. Após me examinar e aos meus exames e ter confirmado a veracidade, a clínica geral me encaminhou ao fisioterapeuta da unidade.

Na terceira eu fui novamente examinado minuciosamente pelo fisioterapeuta e entrevistado pela TO (terapeuta ocupacional) da UBS. Após a constatação de meu estado de saúde, eles se reuniram e pediram que eu aguardasse aos encaminhamentos.

Na quarta e última estada minha na UBS, eu fui retirar os meus encaminhamentos:

O primeiro para o CER (Centro Especializado em Reabilitação) da UBS jardim Marcelo, onde seria examinada a minha necessidade de equipamentos para reabilitação e bem-estar.

O segundo para a UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), onde seria identificada a minha necessidade de fisioterapia neurológica especializada.


Confesso que fiquei surpreso com o atendimento público, eu fui recebido com educação e respeito em todos os setores da UBS e todo este trâmite entre o meu registro e os encaminhamentos não levou mais do que 60 (sessenta) dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário